Fotografia Documental de Famílias

36
3min de leitura

Quase todo mundo compreende a necessidade de se ter fotos da sua família ao longo do tempo, para que a história seja contada sem depender da memória de ninguém.

O que nem todo mundo percebe é que se essas fotos não forem naturais, elas só vao contar um pedacinho da história. No máximo como eram as roupas, os cabelos da época em que as fotos foram feitas, mas as situações e as emoções não estarão registradas ali.

A foto do Natal de 2010 e a do Natal de 2012 vão parecer idênticas se vistas hoje porque estavam totalmente fora de contexto em um cenário de ficção.

O que é a fotografia documental de famílias?

A fotografia documental de família é diferente pois captura cenas espontâneas e muito mais verdadeiras, completamente diferentes de uma foto posada e montada, que muitas vezes nem corresponde à realidade daquela família.

Esse estilo retrata a vida como ela é, e serão esses registros valiosos que você e sua família guardarão para sempre. Tarefas de casa com as crianças, o cansaço que bate às vezes (ou muitas vezes...rs), refeições em família, e também brincadeiras, sorrisos e muito carinho...enfim... a vida real.

Por que ela está sendo tão procurada?

  A maioria das famílias modernas possui fotos dos seus momentos apenas nos celulares. Dessas milhares de fotos, poucas têm a qualidade que queriam e muitas correm o risco de serem perdidas por troca de aparelhos, falta de backup, ou impressão de má qualidade. No fim da história, acredite, seus bisnetos dificilmente verão essas fotos.

Como fotógrafo de famílias especializado, trabalho com atenção aos detalhes técnicos mais sutis para obter o melhor resultado. Minhas fotos são reveladas com processo fotoquímico, o que dá muito mais nitidez às fotos que uma simples impressão e, associado ao papel especial que utilizamos, a durabilidade das fotos fica superior a 100 anos sem perda de qualidade.

Como são as sessões fotográficas?

As sessões fotográficas são realizadas em domicílio ou durante um passeio e o fotógrafo de famílias acompanha os detalhes, mantendo a rotina diária da família e sem interferir nas cenas. Por isso eu nem gosto de chamar de ensaio totográfico ou ensaio de família...porque não é um ensaio com poses de família... É tudo verdadeiro.

Dessa forma até quem é bem tímido pode participar das fotos por não precisar fazer poses ou expressões que não esteja com vontade. Basta seguir sua rotina como se o fotógrafo nem estivesse ali. Aliás já fiz ótimas fotos sendo totalmente ignorado pelo fotografado...rs.

Menina comendo numa tijela
Quando eu cheguei nem comia direito de vergonha. Depois estava até posando...rs.

E depois o que acontece?

Depois da sessão fotográfica, as fotos são tratadas e apresentadas ao cliente para que ele possa escolher o número de imagens que estiver incluso no pacote escolhido e eventuais fotos extras.

Após a escolha, o material é dimensionado para as proporções corretas e é enviado para a revelação, e com a chegada das fotos reveladas, o material é embalado e entregue ao cliente.

Além de receber as fotos escolhidas em formato digital para futuras revelações, montagens de álbuns ou quadros e, é claro, para postar em suas redes sociais, o nosso cliente recebe essas fotos reveladas em papel profissional, em tamanho grande (15 x 21cm), acondicionadas em um lindo estojo protetor em madeira, feito exclusivamente para a Marcello Fotografia.

Estojo fotográfico em madeira
Estojo protetor em madeira e personalizado a laser.


Considero tão importante o registro do dia a dia que recomendo que sessões como essas sejam refeitas a cada dois anos no máximo, mas que sempre, e sempre sejam feitas fotos da rotina. Mesmo com o celular que nos acompanha o dia todo, e se tiver um tempinho, recomendo selecionar algumas fotos especiais que ficaram boas, para revelar para ter um acesso mais prático, numa mesinha na sala para poder mostrar seu tesouro e incrementar algumas horas gostosas de conversa.

Pra terminar, se eu puder te dar um conselho, sem dúvida vai ser pra não deixar que a vida passe sem os devidos registros. Fotografe tudo que você ama.

Fotografia Documental de Famílias

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Fotografia de famílias

Quem viu também curtiu

Selo de qualidade em fotografia de família

Quanto custa uma sessão fotográfica de família?

Como escolher um fotógrafo?

Logo do Whatsapp