O que é fotogenia?

532
4min de leitura

Antes de mais nada é interessante entender o conceito de fotogenia, que o dicionário nos apresenta na forma de uma definição fria e sem contexto que é: "qualidade atribuída a um indivíduo ou objeto que tende a apresentar uma boa imagem ao ser fotografado".

Uma análise

A partir dessa definição, agora vem algo que você não imaginava:

Sabendo que a fotografia é o registro do resultado da luz sobre as formas e superfícies, o resultado fotográfico pode não ser o mesmo para uma mesma pessoa já que a intensidade e a natureza da luz podem variar muito.

Acontece que da mesma forma podemos afirmar que qualquer pessoa, com a luz corretamente empregada, terá a sua imagem bem retratada e é papel do fotógrafo a escolha da linguagem a usar, do tipo de luz e do enquadramenteo, entre diversos outros fatores que compõem uma fotografia.

Dessa forma dissociamos a idéia de ficar bem em uma foto da ideia de ser uma pessoa bonita, ou no termo estudado, fotogênica.

O fotógrafo deve ter a capacidade de perceber nas formas e texturas daquela pessoa, qual tipo de luz se aplica melhor, que intensidade de contraste aplicar com relação ao fundo para que tenhamos uma boa foto.

Eu como fotógrafo de famílias, já me deparei inúmeras vezes com pessoas preocupadas sobre como ficariam suas fotos, e normalmente eu mostro o resultado durante a sessão e a pessoa se encanta por nunca ter tido fotos assim, e por isso não acreditar que poderia ficar bem nas fotos.

fotografia de família - retrato de homem idoso com óculos escuros
Homens com mais idade costumam ser mais resistentes, mas também se rendem a um retrato bem feito.

Eu não estou aqui criando um mundo paralelo dizendo que não há diferença entre o bonito e o feio. O que eu estou dizendo é que uma fotografia é responsabilidade do fotógrafo, então tire esse peso dos seus ombros e simplesmente seja você diante da câmera para que o fotógrafo faça o trabalho dele que é providenciar uma boa foto.

O impacto da timidez no resultado

É inegável que uma pessoa nervosa e ansiosa pode se mostrar de maneira muito mais difícil para o fotógrafo, daí a minha linha de sessão fotográfica prezar pela naturalidade das situações. Quando eu quero um sorriso, eu não peço, eu provoco o sorriso dizendo alguma brincadeira, de forma que o sorriso apareça naturalmente diante da minha lente, e é quando eu clico.

Além do mais o meu portfólio está cheio de exemplos onde o destaque não está em um sorriso, mas numa expressão séria e pensativa, ás vezes me contando alguma história da família ou simplesmente cuidando dos afazeres da casa.

fotografia de família - senhora olhando pela janela
Ela conversava comigo contando histórias da casa enquanto eu fotografava.


O que eu estou dizendo é que uma fotografia é responsabilidade do fotógrafo...

Eu mesmo..rs

3 dicas

Sabendo que a fotografia é uma responsabilidade do fotógrafo e que o fato de você nunca ter visto uma foto bonita sua não significa que o problema está contigo, Vamos visitar 3 dicas rápidas que podem contribuir para estar alinhado ao trabalho do fotógrafo:

  • Use roupas confortáveis e que te façam se sentir bem. Não pela beleza, mas pela tranquilidade que vai te dar. e permitir que você esteja mais à vontade durante a sessão.
  • Todos nós temos um lado ou um ângulo preferido pra sermos fotografados, a questão é que nem todos fazem um exercício para descobrir. Usar a câmera de selfie do celular como objeto de estudo, pode te auxiliar a descobrir o que mais te agrada. Fotografe-se e descubra seus angulos favoritos para oferecer para a câmera do fotógrafo durante a sessão.
  • Entenda que uma boa foto não precisa ter sorriso e nem mesmo estar olhando pra lente. Quem sabe a hora da foto é o fotógrafo, então apenas faça seus movimentos naturalmente, deixe fluir suas ações do cotidiano e seus pensamentes, enquanto o fotógrafo colhe os melhores momentos.

Conclusão

Após verificar todos esses aspectos do que vem a ser a fotogenia na teoria e na prática, podemos afirmar que uma pessoa bonita (ou fotogênica) pode ter fotos horríveis se forem feitas sob condições diferentes das ideais para seu tom de pele, textura de pele e formas, da mesma forma que uma pessoa que se acha muito comum ou feia pode ter fotos incríveis com o uso das técnicas e luz corretas.

Então, antes de recusar uma sessão fotográfica por achar que não vai ficar legal, converse com seu fotógrafo e deixe ele te explicar e te mostrar o que pode fazer na sua sessão fotográfica.

Eu sou o Marcello, sou fotógrafo no Rio de Janeiro, e sou especializado em fotografias espontâneas, tanto em cobertura de eventos como em sessões fotográficas contratadas. Gostaria de se ver com sua família em fotos diferenciadas e marcantes? Me manda um "oi" no whatsapp que eu terei prazer em conversar contigo sobre isso.

Espero ter ajudado. Um abraço.

O que é fotogenia?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp