10 DICAS PARA TODO MUNDO FOTOGRAFAR MELHOR

26
7min de leitura

Nem todo mundo é fotógrafo, mas com pequenas orientações, todo mundo pode melhorar e muito a sua fotografia, seja ela feita com uma câmera que você ainda está aprendendo a mexer, ou até mesmo com seu celular. Então preparei 10 dicas bem práticas e objetivas para você elevar o padrão das suas fotos e se destacar entre os amigos na hora de registrar os momentos.

Como fotógrafo de famílias e fotógrafo de eventos que atua no Rio de Janeiro há mais de 5 anos, eu não posso deixar de te recomendar apoio profissional, que vai sim te trazer muito mais certeza de bons resultados, mas esse post vai tentar te trazer autonomia para melhorar as suas fotos ainda que a sua opção seja por fazê-las sozinho (a).

Vamos a elas:

1- Limpe a lente da câmera:

Você não imagina quantas pessoas fazem fotos rápidas e reclamam que ficou embaçada, sem foco ou manchada.

Toda lente deve estar a mais limpa possível, e quando se trata de celulares, a gordura dos dedos frequentemente vai parar na frente da lente e aí já era, bem sempre será possível repetir a cena ou refazer a foto ... 

Pegue o hábito de passar algum pano macio e limpo antes de cada foto... assim você não perde nenhuma por causa desse vacilo bobo, ok?

2- Foco nos olhos:

Focar nos olhos tem duas vantagens diretas e eu vou te explicar agora:

Primeiro porque a câmera usa áreas de contraste pra determinar onde fazer o seu foco, e o olho é um ótimo local pra isso e facilita muito a vida da câmera na hora de focar, permitindo que ela faça isso corretamente e de maneira mais rápida.

Em segundo lugar, vem uma questão bem instintiva do ser humano, que sendo um ser social, precisa do contato com seus semelhantes, e nada representa mais esse contato que olhar no olho.

Quando estamos conversando com alguém, precisamos do contato visual para nos sentirmos correspondidos naquele momento, e com uma fotografia não é diferente. Instintivamente procuramos um olhar nítido e se ele estiver desfocado pode causar um certo desconforto inconsciente em quem vê a foto. Então não esqueça. Sempre que possível, foco no olho.

3- Regra dos terços

Quase todas as câmeras, inclusive as de celular possuem a opção de deixar na tela aquele desenho que parece um jogo da velha com linhas verticais e linhas horizontais.

A regra dos terços não é um obrigação mas pode ser uma boa orientação pra organizar a sua composição, distribuindo elementos da sua foto nas três linhas (horizontal) e nas 3 colunas (vertical).

Outro ponto importante é que estudos mostram que tendemos a levar o nosso olhar para as áreas das fotos que coincidem com os 4 pontos onde essas linhas se cruzam. Então sempre que possível enquadre o rosto da pessoa fotografada ou outro elemento que você queira destacar em um desses pontos de forma a promover um enquadramento mais harmônico para a sua fotografia.

4- Preencha o quadro:

Tome cuidado para não se afastar muito do seu objeto ou pessoa fotografada e deixá-los sozinhos em uma folhagem enorme por exemplo.

Se aproxime um pouco mais e tente preencher mais o quadro com informações relevantes pra sua foto.

Lembre-se que em uma boa foto, o ideal é que você não precise apontar o que você queria fotografar tipo "ah...nessa foto eu queria mostrar a Carol, que está nesse cantinho e essa vegetação bonita ao fundo"...o seu objetivo precisa ser claro e se você precisa explicar uma foto, pode ser que tenha algo muito errado com ela.

5- Fotometria adequada:

A fotometria correta é condição mínima para uma foto ter qualidade. Isso se refere ás regulagens da sua câmera de modo que a quantidade de luz que o sensor da câmera recebe, seja ideal para que ela não fique nem escura nem clara de mais.

Se vc ainda usa o modo automático da sua câmera, não há problema. Ele vai tentar cuidar disso pra você, ainda que muitas vezes esse automatismo acabe atrapalhando em vez de ajudar, mas se vc já usa o modo manual, a liberdade é maior e você pode escolher quais partes da cena priorizar na hora de configurar a câmera.

6- Cuidado com o cenário:

Muitas vezes fazemos uma foto que ficou até legal, mas só depois de chegar em casa é que você percebe que tinha uma lixeira lá no fundo, ou qualquer outra coisa indesejada, que seria super simples de tirar da cena desviando o um pouquinho o enquadramento se você estivesse atento ao detalhe.

Então a partir de agora fique atento de verdade e só deixe entrar na sua foto, os elementos que você realmente quiser que façam parte dela. Não esqueça que uma foto não pode ser por acaso e é você quem manda na hora de escolher o que entra e o que não entra na cena.

7- Mude o ângulo de visão:

Essa é uma dica que é super simples e que realmente pode mudar completamente a sua foto.

Nós estamos acostumados com o ponto de vista da altura dos nossos olhos. É assim que vemos o mundo quase que o tempo inteiro. Mas ás vezes, se você se abaixar um pouquinho ou fotografar por cima de uma cena, o ponto de vista diferente pode causar uma boa surpresa e fazer uma foto normal virar um fotão.

Se você vai fotografar uma criança, tente se sentar no chão (pessoalmente eu até me deito no chão para obter alguns resultados diferentes 

   Experimente isso que eu tenho certeza que você vai se surpreender muito com o resultado..

8- Fique de costas pra fonte de luz:

A menos que você esteja usando um flash ou queira fotografar só aquela silhueta escura das pessoas, sempre se posicione de costas pra fonte de luz, seja essa fonte de luz o sol se você estiver num ambiente externo ou uma janela ou lâmpada caso você se encontre num ambiente interno. Só não vai deixar a sua sombra aparecer na foto porque aí também não vai ficar legal... rs.

Fotografar no contraluz vai fazer a sua câmera (modo automático) compensar e escurecer todo o resto e é por isso que aquela sua foto de família não apareceu a cara de ninguém. 

Quando alguém te pedir pra fazer uma foto, olha logo pra que lado a sua fonte de luz está e pede para as pessoas se posicionarem de frente pra luz.

Caso não seja possível, use o modo manual para expor corretamente o rosto das pessoas, mas já tendo em mente que o resultado será um fundo branco ou quase branco.

9- Estabilize a câmera:

Segure a sua câmera com firmeza, de preferência com os braços próximos ao corpo. O uso de um tripé, se estiver disponível é o ideal. Isso evita fotos tremidas, principalmente em ambientes de pouca luz onde o modo automático da sua câmera ao tentar compensar, provavelmente vai aumentar o tempo de exposição, e qualquer movimento na cena vai acabar resultando em um borrão na sua imagem.

Se você estiver no modo manual, o ideal é usar velocidades mais altas de exposição para não ter esses borrões, ainda que se suba um pouco mais o ISO dentro de um limite aceitável por conta do aumento de ruído na foto.

10- Clique mais de uma vez a mesma cena (pessoas piscam):

Eu sempre faço mais de uma foto da mesma cena, isso porque, principalmente num retrato de várias pessoas, sempre tem um que olhou pro lado na hora, piscou fez uma cara esquisita e quanto mais gente estiver na foto maiores são as chances de algum deles não ficar bem, então clique um monte e depois que você escolher aquela que ficou legal, pode deletar as outras sem culpa. É melhor que tem que escolher quem fica bem e quem fica mal na foto... rs. Essa é uma das muitas vantagens da fotografia digital. Você pode clicar sem ter pena.


Dica Bônus: Faça backup das suas fotos:

Não tem nada pior no mundo da fotografia que perder um trabalho fotográfico ou suas fotos pessoais de momentos tão importantes. Chega a dar uma dor no coração quando isso acontece.

Por isso eu recomendo fortemente que você tenha backup das suas fotos e de preferência em mais de um lugar.

Vários clientes me reportam que tinham fotos importantes numa câmera antiga ou celular e perdeu, foi roubado ou danificou o cartão.

Então revele mais fotos, salve os arquivos das suas fotos no google drive, google fotos, dropbox, salve num HD... não corra o risco de ter suas memórias perdidas por conta de uma fatalidade.

Bom, espero que esse material te ajude a fazer fotos melhores sem precisar gastar muito tempo com longas teorias. Elas são necessárias e válidas, mas acho que com essas dicas você já consegue resultado bem legal hoje mesmo. 

Caso esse conteúdo tenha te agradado e te ajudado de alguma forma, quero te pedir pra que o compartilhe com um amigo que também quer aprender e melhorar a sua fotografia. Curta esse post e faça os comentários que julgar necessários, inclusive com mais dicas que eu tenha esquecido de citar por aqui.

Um forte abraço e bora fotografar!

10 DICAS PARA TODO MUNDO FOTOGRAFAR MELHOR

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp