Como escolher um fotógrafo?

50
4min de leitura

Na hora de escolher um fotógrafo, seja para registrar momentos agradáveis da sua família, sessão fotográfica individual ou mesmo para um evento, bate sempre a dúvida sobre qual fotógrafo escolher.

Seja porque você não conhece profissionais na sua região, ou até porque você conhece vários e não consegue decidir.

Nesse post eu vou te mostrar dicas estruturadas e simples para te auxiliar nessa escolha para que no final você tenha um método com mais segurança para contratar um fotógrafo pra chamar de seu.

O que deve guiar a sua escolha é a premissa de que não existe o Bom, Bonito e Barato. Você vai precisar priorizar aquilo que tiver maior importância pra você, então vamos começar:

Dica n.º 1 - Faça uma lista geral (recrutamento)

De preferência no computador (já explico porquê) , pesquise no Instagram por fotógrafos da especialidade que você quer e que atendam na sua região (Ex: fotógrafo de família Rio de Janeiro, fotógrafo de eventos Rio de Janeiro).

O resultado vai ser uma enxurrada de nomes, com profissionais iniciantes, experientes, competentes ou não, e essa vai ser apenas a matéria prima para a sua pesquisa (sim, escolher bem dá um certo trabalho, mas vale a pena).

O ideal é que você faça uma lista organizada para não se perder, e por isso recomendo que a pesquisa seja feita num computador pra facilitar copiar links de Instagram e também seus sites, com anotações sobre eles.

Dica n.º 2 - Escolha os melhores trabalhos (seleção)

Agora é a hora de ser exigente e buscar entre todos que você recrutou na dica anterior, quais são aqueles que apresentam um trabalho consistente. Isso te dá uma garantia de que ele é capaz de repetir os resultados apresentados no portfólio (uma ou duas fotos boas no perfil não adianta). Também precisam estar alinhados com o estilo de fotografia que te agrada, pois não adianta contratar um fotógrafo que só faz fotos posadas por exemplo, se você quer fotos espontâneas.

Faça anotações sobre as suas impressões ao abrir o perfil do Instagram e o site dele.

Te pareceu profissional?

Ele faz postagens com frequência?

Ele responde às perguntas dos seguidores?

Mas principalmente: As fotos que ele faz são bonitas?


O que deve guiar a sua escolha é a premissa de que não existe o Bom, Bonito e Barato. Você vai precisar priorizar aquilo de maior importância pra você...


Dica n.º 3 - Chame pra conversar

Depois que você já tiver recrutado e selecionado aqueles fotógrafos que tem trabalhos consistentes, tem fotos bonitas, na especialidade que você precisa e que atendem na sua região, é esperado que você já tenha uma lista bem pequena, e aí é hora de partir para o lado humano da coisa e analisar o atendimento que ele presta aos seus clientes.

Faça contato por um dos canais que ele oferecer, e tente dar prioridade para chamada por voz ou vídeo para perceber melhor o tratamento que ele oferece. Nesse momento, a educação e a confiança técnica e a preocupação em te atender da melhor maneira possível, são os pontos que devem ser medidos. Afinal vai ser esse fotógrafo que vai interagir com você, sua família e seus convidados. 

Dica n.º 4 - A disponibilidade

Depois que você já tiver uma lista classificada por nota, e já sabe exatamente qual é o fotógrafo dos seus sonhos, agora você precisa saber se eles tem disponibilidade para a data que você planejou, seja para uma sessão de fotos, que pode ter uma flexibilidade melhor de ajuste de datas, seja para a cobertura de um evento, que normalmente já estará marcado e você não poderá mudar.

Caso algum não tenha disponibilidade de agenda para a sua data e você não puder adaptar, ele já sai da lista.

Dica n.º 5 - A escolha final

Entre os melhores, e somente entre esses que cumprem todos os critérios de qualidade que você espera , aí sim analise o preço em relação às entregas que ele faz.

É importante analisar o que cada um te entrega porque dificilmente vê vai encontrar o mesmo número de fotos entre os pacotes. Um vai te entregar todas as fotos mas sem arquivo em alta resolução, outro vai te entregar fotos reveladas em 10x15cm ou 15x21cm, qualidade de papel diferente, enfim... converse sobre os detalhes da entrega com cada um e compare os preços pra no final, escolher o SEU fotógrafo ideal.

Mas por que analisar o preço só no final?

Se você escolher o mais barato no começo, você corre o risco de encontrar alguém que te cobre 50% do valor dos demais, mas que provavelmente te entregará algo próximo de 50% do que você esperava, e isso vai te gerar uma experiência bastante frustrante.

Espero ter te ajudado. Um abraço.

Como escolher um fotógrafo?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

DICAS

Logo do Whatsapp